Avaliações de clientes

Avaliado no Brasil em 18 de julho de 2021
Depois de ler Peculiar, já fui atrás de Intenso pra saber mais dos irmãos Blossom. Infelizmente esse livro me decepcionou bastante, apesar de ainda sim ter vários pontos positivos.

Vou começar pelos pontos a melhorar. Uma coisa que me incomodou absurdamente foi como as problemáticas de uma relação professor-aluna, chefe-subordinada (e também com diferença de idade) foram negligenciadas. Acho que Intenso era uma boa oportunidade de abordar as diferentes expectativas que pessoas de idades diferentes tem dentro de uma relação, mas praticamente não houve conflito entre eles e achei que isso deixou o relacionamento morno e sem graça, parecia que eles estavam magicamente sempre na mesma página, as conversas não rendiam muito. Como que duas pessoas com 16 anos de diferença não divergem em nada a respeito de planos e expectativas de vida? Ou nem conversam a respeito? Se o relacionamento tem a seriedade atribuída na história, eu esperava pelo menos uma ou outra conversa mais séria, mas a questão da idade ficou exclusivamente a cargo da opinião dos outros.
Uma outra coisa que chamou minha atenção foi como um relacionamento professor/chefe com aluna/assistente ficou naturalizado de um jeito não tão bacana. É extremamente problemático um relacionamento em que uma das pessoas tem posição de poder sobre a outra em ambiente acadêmico/de trabalho e acho que em Intenso isso poderia ter sido mais bem apresentado, como um contraponto ao menos. O caso de assédi* citado no texto ficou super largado e foi conduzido meio de qualquer jeito. E o assédi* que alunas sofrem por parte de professores na universidade é uma coisa bem séria, não senti que o assunto foi tratado devidamente. Apesar de todo o relacionamento dos protagonistas ser totalmente consentido, ainda sim é um ponto que pede mais atenção e senti falta de alguém que ponderasse a respeito no enredo.

De pontos positivos, achei que a revisão do texto evoluiu muito. Mas o grande destaque do livro foi a abordagem excelente envolvendo bipolaridade. Dá pra ver que a autora pesquisou e se dedicou pra escrever com cuidado sobre o tema. Por esse motivo, ainda acho que a leitura valeu a pena. A dinâmica familiar continua muito legal e os hots, apesar de não serem tão bons quanto em Peculiar, ainda dão um clima na leitura.

De modo geral, perdi o interesse em ler outros livros da série, mas gostei de conhecer o trabalho da autora.
8 pessoas acharam isso útil
Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

4,8 de 5 estrelas
4,8 de 5
1.630 classificações globais