Alexa, Dispositivos Echo e Sua Privacidade

A Amazon sabe que você se preocupa com a maneira com a qual informações a seu respeito são utilizadas e compartilhadas, e nós agradecemos sua confiança de que faremos isso de maneira cuidadosa e adequada. 

A Alexa é um serviço na nuvem que você controla com a sua voz e que está sempre ficando mais inteligente – quanto mais você usa a Alexa, mais a Alexa se adapta aos seus padrões de fala, vocabulário e preferências pessoais.

Nós lidamos com qualquer informação pessoal que recebemos por meio da Alexa de acordo com a Notificação de Privacidade da Amazon. Esta página fornece detalhes adicionais sobre como usamos suas informações pessoais para fornecer e melhorar sua experiência e nossos serviços.

O que acontece quando eu falo com a Alexa?

Quando você fala com a Alexa, uma gravação do que você solicitou é enviada à nuvem da Amazon para que os nossos sistemas de reconhecimento de fala e compreensão da linguagem natural possam processar e responder à sua solicitação. Nós associamos suas solicitações à sua conta Amazon para permitir que você acesse outros serviços da Amazon (por exemplo, para que você possa solicitar à Alexa que leia seus livros do Kindle e reproduza audiolivros da Audible) e para fornecer uma experiência mais personalizada. Por exemplo, acompanhar as músicas que você ouviu ajuda a Alexa a escolher quais músicas tocar quando você diz: "Alexa, toque música".

Às vezes, a Alexa pode fazer recomendações para você com base em suas solicitações. Por exemplo, se você for um usuário do Prime Music e solicitar uma música que não está disponível no Prime Music, o Alexa pode oferecer a possibilidade de se inscrever no Amazon Music Unlimited. A Alexa também pode recomendar os skills da Alexa de que você pode gostar com base nos skills da Alexa que você usa.

Como a Alexa minimiza a quantidade de dados enviados à nuvem?

Os dispositivos Alexa e Echo são projetados para gravar áudios tão curtos quanto possível e minimizar a quantidade de ruídos de fundo transmitidos à nuvem. Por padrão, os dispositivos habilitados para a Alexa apenas transmitem um áudio à nuvem se a palavra de ativação for detectada (ou se a Alexa for ativada ao pressionar o botão). Quando um dispositivo habilitado para a Alexa detectar a palavra de ativação e começar a transmitir o áudio à nuvem, a Alexa realiza uma “verificação na nuvem” da palavra de ativação usando os recursos de processamento mais potentes da nuvem para efetuar a dupla verificação do áudio e confirmar a detecção da palavra de ativação. Se a verificação da nuvem também não detectar a palavra de ativação, a Alexa interrompe o processamento do áudio e encerra a transmissão do áudio à nuvem. Se a Alexa confirmar que a palavra de ativação foi dita, a Alexa tentará continuamente determinar quando sua solicitação terminou e então encerrar imediatamente a transmissão de áudio.

E as “falsas ativações”?

Em alguns casos, seu dispositivo habilitado para a Alexa poderá interpretar outra palavra ou som como a palavra de ativação (por exemplo, o nome “Alex” ou alguém dizendo “Alexa” no rádio ou na televisão). Nesse caso, chamamos isso de “falsa ativação”. Nós temos uma equipe de cientistas e engenheiros de alto nível que se dedicam continuamente a aperfeiçoar nossa tecnologia de detecção da palavra de ativação e evitar a ocorrência de falsas ativações, incluindo através do mecanismo de verificação na nuvem descrito na Pergunta Frequente “Como a Alexa minimiza a quantidade de dados enviados à nuvem?”.

Todas as vezes que o seu dispositivo Echo detectar a palavra de ativação, um indicador visual ou audível sinalizará que está gravando áudio para transmitir à nuvem, e você poderá rever e excluir as suas gravações de voz associadas à sua conta (incluindo qualquer áudio resultante de uma falsa ativação) em seu Histórico de Voz disponível no aplicativo Alexa em Configurações > Conta da Alexa > Privacidade da Alexa ou em https://www.amazon.com.br/configuracoesdeprivacidadedaalexa.

Como as minhas gravações de voz e transcrições de texto melhoram a minha experiência com a Alexa?

A Alexa está continuamente melhorando o seu serviço que é projetado para ficar a cada dia mais inteligente. Por exemplo, usamos suas solicitações feitas à Alexa para treinar nossos sistemas de reconhecimento de fala e compreensão da linguagem natural usando o aprendizado de máquina. Treinar a Alexa com solicitações do mundo real de uma gama diversificada de clientes é necessário para que a Alexa responda adequadamente à variação nos padrões de fala, dialetos, sotaques e vocabulário de nossos clientes e nos ambientes acústicos em que os clientes usam a Alexa. Esse treinamento depende em parte do aprendizado de máquina supervisionado, uma prática padrão do setor em que pessoas revisam uma amostra extremamente pequena de solicitações para ajudar a Alexa a entender a interpretação correta de uma solicitação e fornecer a resposta apropriada no futuro. Por exemplo, uma pessoa que revisa a solicitação de um cliente para o clima em Cuiabá pode identificar que a Alexa a interpretou mal como um pedido para o clima em Corumbá. Nosso processo de aprendizado supervisionado inclui várias salvaguardas para proteger a privacidade do cliente. Você pode gerenciar o uso de suas gravações de voz para melhorar nossos serviços e desenvolver novos recursos acessando Configurações > Privacidade da Alexa > Gerenciar seus Dados da Alexa no aplicativo da Alexa.

A Alexa grava todas as minhas conversas?

Não. Os dispositivos Echo são projetados para detectar apenas a palavra de ativação escolhida (Alexa, Amazon ou Echo). A palavra de ativação é identificada pelo dispositivo por meio da identificação de padrões acústicos correspondentes a essa palavra. Nenhum áudio é armazenado ou enviado para a nuvem sem que o dispositivo detecte a palavra de ativação (ou a Alexa seja ativada com o pressionamento de um botão).

Como sei quando os dispositivos Echo estão enviando áudio para a nuvem?

Quando os dispositivos Echo detectam a palavra de ativação ou quando o botão de acionamento disponível em alguns dispositivos Echo é pressionado para ativar a Alexa, um indicador visual é exibido no dispositivo para sinalizar que o dispositivo está transmitindo áudio para a nuvem. Por exemplo, o anel de luz do Echo ficará azul ou uma barra azul será exibida no Echo Show. Quando você usa a palavra de ativação, a sequência de áudio inclui uma fração de segundo de áudio anterior à palavra de ativação e se encerra assim que a sua solicitação é processada. Além disso, você pode configurar os dispositivos Echo para reproduzir um breve alerta sonoro sempre que o áudio for enviado para a nuvem. Basta acessar o menu Configurações no aplicativo Alexa.

Posso desligar os microfones nos dispositivos Echo?

Sim. Os dispositivos Echo estão equipados com um botão para desligar o microfone. Quando o botão é pressionado, a energia dos microfones é desligada e uma luz vermelha se acende. Quando os microfones estão desligados, o dispositivo não pode gravar nem transmitir áudio para a nuvem.

Posso revisar e apagar as minhas gravações de voz?

Sim. Você pode verificar e excluir as gravações de voz associadas à sua conta, uma a uma, por intervalo de datas, por dispositivo habilitado para a Alexa ou todas de uma só vez, acessando o menu Configurações > Privacidade da Alexa no aplicativo Alexa ou em https://www.amazon.com.br/configuracoesdeprivacidadedaalexa.

De qualquer página, você pode também optar por eliminar automaticamente suas gravações de voz com mais de 3 ou 18 meses, ou você pode optar por não salvar nenhuma gravação de voz. Se você optar por não salvar nenhuma gravação de voz, após processarmos sua solicitação, deletaremos automaticamente as suas gravações de voz, bem como todas as atuais gravações de voz do seu Histórico de Voz. Você pode, ainda, eliminar todas aquelas gravações de voz associadas a sua conta, todas de uma vez, para cada um de seus aparelhos e apps habilitados para a Alexa visitando Administre Seu Conteúdo e Seus Dispositivos.

Você também pode habilitar a capacidade de excluir suas gravações por comando de voz. Se habilitada, você pode excluir a gravação de voz de sua última solicitação dizendo "Alexa, exclua o que acabei de dizer," excluir as gravações de voz do dia associadas à sua conta dizendo "Alexa, exclua tudo o que eu disse hoje," ou todas as gravações de voz associadas à sua conta dizendo, “Alexa, exclua tudo o que eu disse”. A exclusão por voz é automaticamente habilitada se qualquer membro da sua casa criou um perfil de voz e sua voz é reconhecida ao solicitar a exclusão de gravações de voz. Se você ou os membros da sua casa não criaram um perfil de voz Alexa, você pode habilitar a exclusão por comando de voz, em para Configurações > Privacidade da Alexa > Revisar o Histórico de Voz no aplicativo Alexa ou https://www.amazon.com.br/configuracoesdeprivacidadedaalexa. Quando habilitado, qualquer pessoa com acesso aos seus dispositivos com Alexa poderá solicitar que a Alexa exclua gravações de voz associadas à sua conta.

O que acontece quando eu excluo as minhas gravações de voz?

Quando você exclui suas gravações de voz associadas à sua conta do Histórico de Voz, nós excluiremos as gravações de voz selecionadas por você e as transcrições de texto de tais gravações da nuvem da Amazon. Se você optar por não ter nenhuma gravação de voz salva, as transcrições de texto de sua solicitação serão retidas por 30 dias, e serão automaticamente excluídas após esse período. Nós retemos essas transcrições de texto para permitir que você revise as solicitações que você faz para a Alexa no seu Histórico de Voz, e para melhorar a sua experiência com a Alexa e os nossos serviços. Você pode deletar as transcrições de texto a qualquer momento no aplicativo Alexa em Configurações > Privacidade da Alexa > Revisar o Hisórico de Voz.

Nós poderemos ainda reter outros registros de suas interações com a Alexa, incluindo registros de ações da Alexa tomadas para atender à sua solicitação. Isso nos permite, por exemplo, continuar disponibilizando seus lembretes, timers e alarmes, processar seus pedidos e mostrar suas listas de compras e tarefas e mensagens enviadas através do Alexa Communications. Se sua solicitação for processada por uma Skill da Alexa, a exclusão de suas gravações de voz não excluirá nenhuma informação retida pelo desenvolvedor dessa Skill (desenvolvedores de Skills não recebem gravações de voz). Para obter mais informações sobre as Skills da Alexa, vide a Pergunta Frequente “Como as Skills da Alexa funcionam?”. Para obter mais informações sobre como remover mensagens enviadas pelo Alexa Communications, consulte a pergunta “Como retiro mensagens da minha lista de conversas?” Para obter mais informações sobre como deletar as gravaçõe de voz que você falou para ensinar a sua voz para a Alexa quando você criou um perfil de voz, consulte a pergunta “Como funcionam os perfis de voz?”

A Alexa usa outras informações?

Dependendo de como você usa a Alexa, também podemos coletar outros tipos de informações e usá-las para fornecer e melhorar sua experiência e nossos serviços.

Aqui estão alguns exemplos:

•    Casa Inteligente - Se você interagir ou operar um produto para casa inteligente com a Alexa, como uma luz, termostato ou tomada, receberemos informações sobre o tipo de dispositivo, recursos e status do dispositivo, que lhe permite ver informações sobre e controlar esse produto do seu aplicativo Alexa.

•    Chamadas e Mensagens da Alexa - Se você usar o recurso Chamadas e Mensagens da Alexa e conceder à Alexa acesso aos seus contatos, importaremos e armazenaremos periodicamente os seus contatos, o que nos permitirá conectá-lo aos seus contatos e identificar o contato mais provável para o qual você pretende ligar ou enviar mensagem (por exemplo, para qual Rafael você deseja ligar quando pede para a Alexa "ligar para Rafael"). Se você usar o recurso Chamadas e Mensagens da Alexa para enviar mensagens de voz ou texto para outro usuário do Chamadas e Mensagens da Alexa (por exemplo, falando para um Echo, "Alexa, envie uma mensagem para a Mamãe" ou, no aplicativo Alexa, tocando no ícone da mensagem no cartão de contato Mamãe), processaremos suas mensagens na nuvem para converter mensagens de voz em texto e vice-versa. Você pode desativar o uso de suas mensagens pela Alexa para melhorar a precisão da transcrição de mensagens em Privacidade da Alexa no menu Configurações do seu aplicativo Alexa ou na seção “Gerenciar seu conteúdo e dispositivos” de Sua Conta.

•    Recurso de Digitalização de Item ou Código de Barras - Se você usar o recurso de digitalização de item ou código de barras do Echo Show, processaremos a imagem digitalizada na nuvem para apresentar os resultados de busca na Amazon.com.br para o item ou código de barras digitalizado. Você pode excluir as imagens digitalizadas associadas à sua conta acessando a página “Gerenciar seu conteúdo e dispositivos” em https://www.amazon.com.br/mycd.

•    Perfil de Voz - Se você consentir em criar um perfil de voz, usaremos gravações de sua voz para criar um modelo acústico de suas características de voz e armazená-lo na nuvem para que a Alexa possa reconhecer sua voz, chamá-lo pelo nome e fazer mais para personalizar sua experiência. A criação de um perfil de voz é um recurso opcional e você pode retirar seu consentimento e excluir qualquer perfil de voz que você criou selecionando "Excluir minha voz" no Aplicativo Alexa. Se sua voz não for reconhecida por três anos, excluiremos automaticamente seu perfil de voz.

Serviços de Terceiros

Se você usar um serviço de terceiro por meio da Alexa, enviaremos informações relacionadas a esse terceiro para que ele possa fornecer o serviço. Por exemplo, se você interagir com uma skill da Alexa de terceiro, fornecemos o conteúdo de suas solicitações (mas não as gravações de voz) para a skill, para que ela possa responder de acordo. Se você usar uma skill da Alexa de terceiro que exija sua localização (como um serviço de transporte) e conceder à skill o acesso à sua localização, compartilharemos essas informações com a skill. As informações que você fornecer a uma skill da Alexa estarão sujeitas às práticas de privacidade do desenvolvedor da skill. Você pode encontrar os avisos de privacidade fornecidos a nós pelos desenvolvedores das skills Alexa que coletam informações pessoais na página de detalhes dessas skills em seu Aplicativo Alexa.

Algumas skills da Alexa são direcionadas para crianças, conforme identificado pelos desenvolvedores dessas skills. As skills infantis estão desativadas por padrão. Se você quiser usar skills infantis, ative todas as skills infantis no menu Configurações do seu Aplicativo Alexa. Você pode desativar todas as skills infantis a qualquer momento alterando essa configuração.

Você pode aprender mais sobre a Alexa em nossos Termos de Uso da Alexa. Para mais perguntas frequentes, incluindo como outros dispositivos Amazon habilitados para a Alexa e funções funcionam, acesse o menu Perguntas Frequentes sobre a Alexa e os Dispositivos Alexa.

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